top of page
Telefone
(11) 5011-3193
WhatsApp
(11) 95345 7265 (S. Paulo)
(11) 98487 6907 (Sto. André)
Email ilpcpsicanálise@gmail.com
Buscar
All Posts


A solidão que nos habita - Psicanálise e saúde mental
Neste episódio do Psicanálise do Dia a Dia, refletimos sobre a solidão contemporânea. Vivemos hiperconectados, mas cada vez mais isolados. Com Freud e Lacan como guias, pensamos o que se perdeu no laço com o outro — e o que resta quando o espelho se quebra e o sujeito se vê só com sua falta.
Olivan Liger
10 de nov.5 min de leitura


Psicanálise e luto - Sobre o perder e reconstruir
Neste episódio, falamos sobre o luto como uma das experiências mais humanas e inevitáveis da vida. A partir de Freud e do texto Luto e Melancolia, refletimos sobre a perda, os diferentes modos de vivê-la e a singularidade desse processo. Conversamos também sobre os lutos simbólicos, coletivos e desautorizados, mostrando como cada ausência exige tempo, palavra e elaboração
Olivan Liger
30 de out.6 min de leitura


Dependência Química pela Psicanálise: Tratamento, Família, Recaída e Vazio Existencial
"A constituição subjetiva do ser humano envolve uma falta estrutural — o vazio deixado pelas respostas sempre imperfeitas do outro primordial (a função materna). A substância entra como suplência, funcionando como uma chave mágica que alivia dores, ansiedades e solidão. Esse processo leva a um ciclo de compulsão, descrito por Freud como “compulsão à repetição”, em que o sujeito usa a droga não mais para o prazer, mas para não enlouquecer diante do vazio."
Olivan Liger
10 de out.3 min de leitura


Psicanálise e Política - A vida em comum
"Lidar com a liberdade, com a responsabilidade individual, é difícil demais. É mais fácil transferir essa carga para alguém que se apresenta como figura paterna. E é aí que vemos a transferência coletiva em ação. Na clínica, nós, psicanalistas, sabemos que o paciente deposita em nós tanto amor quanto hostilidade. Na política, o cidadão faz o mesmo com seus líderes: ama-os cegamente e depois os odeia com a mesma intensidade. "
Olivan Liger
10 de out.6 min de leitura
bottom of page