MINI CURSOS:

Introdução ao pensamento de André Green

Nos idos de 1970, uma terceira geração de psicanalistas franceses, diante do surgimento de um tipo de paciente com fragmentações psíquicas tais que questionava os limites e possibilidade de uma análise clássica, iniciaram uma releitura de Freud, revisando conceitos paradigmáticos da teoria e clínica e desenvolvendo uma teoria que pudesse dar conta desse tipo de paciente da contemporaneidade; o paciente não estruturado na neurose. André Green, entre Pontallis, McDougall, Laplanche entre outros aprofundou toda a sua pesquisa revisando o conceito de narcisismo, a relação pulsão-objeto, a pulsão de morte e o trabalho do negativo. A partir dai, cria-se um enquadre possível para o tratamento do paciente limite da contemporaneidade.

04 e 11 de junho/22

Introd pens André Green.jpg

Sábados, das 14 às 17H

e184fa_0b0328c5bb3d44d0b19897b8ea648b91_

Em parceria com

frans.gif

Pensar Psicanálise

O PENSAR PSICANÁLISE é um evento aberto ao público com frequência mensal, que tem por objetivo trazer informação e debates sobre temas pertinentes na contemporaneidade.

Nossa primeira edição foi em Fevereiro de 2013 com a psicanalista Silvia Marina M. P. de Melo

e Paiva e fechamos o ano de 2013 com 11 edições.

Nossos convidados nos brindaram com conhecimentos profundos e perspectivas inovadoras sobre diversos temas, entre eles os psicanalistas Silvia Marina M. P. de Melo e Paiva, Deise Galassi, Rita Bícego Vogelaar, Renata Zancan, Albangela Ceschin Machado, Henrique Senhorini, Arnaldo Domínguez de Oliveira, Paul Kardous, Dirce Desgualdo, Adriano Perez,

Leandro Alves Rodrigues dos Santos e Olivan Liger.

 

Estamos preparando um calendário especial para 2021 com presença de novos convidados que trarão seu profundo conhecimento psicanalítico sobre novos temas.

Siga-nos nas redes sociais para não perder os próximos updates:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram