MINI CURSOS:

O Pensamento de André Green

Nos idos de 1970, uma terceira geração de psicanalistas franceses, diante do surgimento de um tipo de paciente com fragmentações psíquicas tais que questionava os limites e possibilidade de uma análise clássica, iniciaram uma releitura de Freud, revisando conceitos paradigmáticos da teoria e clínica e desenvolvendo uma teoria que pudesse dar conta desse tipo de paciente da contemporaneidade; o paciente não estruturado na neurose. André Green, entre Pontallis, McDougall, Laplanche entre outros aprofundou toda a sua pesquisa revisando o conceito de narcisismo, a relação pulsão-objeto, a pulsão de morte e o trabalho do negativo. A partir dai, cria-se um enquadre possível para o tratamento do paciente limite da contemporaneidade.

07 e 14 de agosto

Sábados, das 14 às 17hrs

André green 2.jpg

Desvalimento e casos-limite: a clínica do vazio.

 

O sofrimento psíquico na contemporaneidade se traduz por quadros sintomáticos diversificados a tal ponto de não se poder determinar uma estrutura prevalente. Os casos-limite resultantes do fracasso do trabalho do negativo tornam-se comuns na clínica psicanalítica, convocando o analista a uma maleabilidade técnica no tratamento, conferindo-lhe um espaço de criatividade.

As patologias limítrofes demandam do analista uma posição diferenciada daquela tomada na técnica clássica, uma vez que o recalque já não é o elemento central nessas patologias, mas sim, o estabelecimento dos limites egóicos, dos limites internos e externos. André Green nos delineará as possíveis referências para que a técnica psicanalítica como intencionalidade terapêutica possa lidar com essa nova e crescente forma de adoecimento psíquico. Esse minicurso introduzirá os principais conceitos e referências técnicas para uma possível clínica do paciente limite.

18 E 25 DE SETEMBRO

Sábados, das 14 às 17hrs

Seguimos com nossas atividades voltadas para a transmissão da psicanálise e para a formação de psicanalistas. Oferecemos mini-cursos, cursos breves e formação em psicanálise. Nossos cursos são excelentes recursos de reciclagem para profissionais atuantes na área de psicologia, psicanálise e afins.  O que você prefere?

Para nosso projeto de formação, clique aqui

Programação 2sem21-page-001 (1).jpg
e184fa_0b0328c5bb3d44d0b19897b8ea648b91_

Em parceria com

frans.gif

Pensar Psicanálise

O PENSAR PSICANÁLISE é um evento aberto ao público com frequência mensal, que tem por objetivo trazer informação e debates sobre temas pertinentes na contemporaneidade.

Nossa primeira edição foi em Fevereiro de 2013 com a psicanalista Silvia Marina M. P. de Melo

e Paiva e fechamos o ano de 2013 com 11 edições.

Nossos convidados nos brindaram com conhecimentos profundos e perspectivas inovadoras sobre diversos temas, entre eles os psicanalistas Silvia Marina M. P. de Melo e Paiva, Deise Galassi, Rita Bícego Vogelaar, Renata Zancan, Albangela Ceschin Machado, Henrique Senhorini, Arnaldo Domínguez de Oliveira, Paul Kardous, Dirce Desgualdo, Adriano Perez,

Leandro Alves Rodrigues dos Santos e Olivan Liger.

 

Estamos preparando um calendário especial para 2021 com presença de novos convidados que trarão seu profundo conhecimento psicanalítico sobre novos temas.

Jornada de Abertura 2021

Jornada Virtual - Programação.png

Siga-nos nas redes sociais para não perder os próximos updates:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram