FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE 2020

A formação em psicanálise é um processo no qual através da análise pessoal, da aquisição de conhecimento e da prática clínica supervisionada, o candidato se autoriza psicanalista porque atestou ao longo do processo, a existência do inconsciente. A autorização é um tempo ético, um tempo diferente para cada candidato, um tempo lógico no qual o atravessamento do sujeito pela psicanálise foi possível. O que atravessa, marca, deixa uma impressão, abre caminho e abre furo.

Na proposição de 1967, Lacan vai formar a sua escola, num momento de conflito com outros e com a IPA (International Psychoanalysis Association), Lacan afirma que “O analista por si só se autoriza”.

Esta afirmação, como um projétil, tem vários alvos: um deles é destituir a soberania de instituições como a IPA como únicas formadoras de psicanalistas, mas talvez o alvo mais importante tenha sido legitimar a ética do inconsciente, da singularidade na formação do psicanalista, permitindo que cada um “faça escola” no seu tempo e se autorize no tempo de sua análise.

Alguns anos mais tarde, a afirmação é acrescida de um por demais: “O analista por si só se autoriza... e por alguns outros”. É o momento que Lacan reconhece a comunidade analítica como detentora de um poder de autorização. Um analista se autoriza, mas a sua prática precisa ser reconhecida e autorizada por seus pares.

Num primeiro momento, o ILPC (Instituto Latino americano de Psicanálise Contemporânea) instituiu sua formação pressupondo um “aparente tempo determinado”, o que na prática nem

sempre era possível, uma vez que a prática clínica poderia se estender em função de um aprimoramento, além do tempo aparentemente suposto.

Em 2019, por considerar que seu modelo de formação imprimia inconscientemente em seus formandos algo de acadêmico (o que nada tem de psicanálise), uma nova proposta de formação foi criada.

 

Nossa proposta atual não considera o tempo definido, nem uma sequência rígida de aquisição de conhecimento, é o “fazer escola” que toma espaço e ganha primazia. A formação atual se dá pela constituição de cartéis, cursos de aperfeiçoamento e aprofundamento, atividades extra-curriculares e grupos de estudos. Dos cursos de aperfeiçoamento e aprofundamento, o candidato deverá participar de no mínimo dois. Também deverá participar de, no mínimo, um cartel e ao longo da formação, de 3 cursos breves (ou de férias). Na medida do possível, montar ou participar dos grupos de estudos já existentes na instituição.

O Instituto oferecerá 02 cursos breves ou mais e 02 cursos de aprofundamento ou aperfeiçoamento durante o ano.

Obviamente, pararelo à aquisição de conhecimento, a análise pessoal deverá estar em andamento.

O momento da autorização se dará da seguinte forma:

  • O candidato procura a coordenação da instituição para solicitar inclusão como psicanalista, na clínica social.

  • O grupo de estudos do qual participa ou os membros de seu cartel serão convocados individualmente para autorizar o candidato

  • A coordenação e os professores também autorizarão, considerando o pedido do analista e as demais autorizações anteriores.

Nesse momento, serão encaminhados candidatos à análise para o psicanalista autorizado e o mesmo poderá participar da supervisão em grupo ou solicitar supervisão individual.

O tempo que seguirá em atendimento supervisionado dependerá de cada psicanalista e do aval de seu supervisor.

O tempo que seguirá em atendimento supervisionado dependerá de cada psicanalista e do aval de seu supervisor.

Dos cursos de aprofundamento e aperfeiçoamento:

  • Conceitos fundamentais da psicanálise

  • A técnica psicanalítica na atualidade

  • Psicopatologia psicanalítica na contemporaneidade

  • (título a definir)

 

Para 2020, já temos uma agenda pré-estabelecida, entretanto outros cursos além dos citados, poderão ser ministrados durante o ano:

 

  • 18 de Janeiro, sábado, de 10 às 16h: Os principais matemas lacanianos (curso de férias)

  • 27 de Janeiro, segunda feira, de 19:30 às 22h: A clínica psicanalítica na atualidade (curso breve)

  • 20 de Agosto de 2020 de 20 às 22h: Conceitos fundamentais da Psicanálise (perspectiva freudiana e lacaniana.

  • Término: Julho 2021

 

Os próximos eventos ainda não tem data definida, entretanto acontecerão a partir do segundo semestre de 2020

  • Curso de férias: Conceitos básicos da psicanálise lacaniana

  • Grupo de estudos: Seminário 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, Lacan

  • Curso de aprofundamento: Psicopatologia psicanalítica na contemporaneidade.

 

Veja na aba “eventos”, maiores informações sobre cada curso.

CLIQUE AQUI E VEJA O CONTEÚDO E DATAS DO CURSO:

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE.